Ipatinga terá Delegacia da Polícia Federal

Será publicada nesta segunda-feira (2), no Diário Oficial da União, a criação da Delegacia da Polícia Federal em Ipatinga, uma antiga reivindicação da região. A nova unidade da PF vai atender as subseções judiciárias de Manhuaçu e Ipatinga, que abrangem 75 municípios. A nova delegacia vai realizar serviços de polícia judiciária, inclusive de combate ao crime organizado, bem como serviços administrativos, como expedição de passaporte, posse e porte de arma, controle de produtos químicos e fiscalização das empresas de segurança privada.

A criação da nova delegacia da Polícia Federal de Ipatinga é resultado de um esforço de vários políticos mineiros, mas em especial do presidente do Senado, o senador Rodrigo Pacheco, do senador Carlos Viana e do suplente de senador Alexandre Silveira, informa a assessoria do suplente. “Lutamos muito, o senador Rodrigo Pacheco, o senador Carlos Viana e toda a bancada federal, em sinergia, defendendo a instalação da unidade da Polícia Federal no Vale do Aço. E agora recebemos a notícia de que ela seria criada. É uma grande conquista para a população da nossa região”, celebrou Alexandre Silveira.

Entre os vários serviços à cargo da nova delegacia da PF em Ipatinga, Alexandre destaca um que vai facilitar muito a vida dos moradores da região, que é a emissão de passaporte. “As pessoas não vão mais precisar viajar por quilômetros, seja para Governador Valadares ou Belo Horizonte, para retirar [ou renovar] esse documento”, assinalou Alexandre. Segundo Alexandre Silveira, já está sendo estudada a criação de um posto avançado da delegacia no shopping em Ipatinga, para cuidar da expedição dos passaportes, mais uma facilidade para os moradores da cidade e municípios vizinhos.

“Essa nova delegacia vai facilitar em muito o combate de crimes federais em toda a região, o que é importante também para Minas”, afirmou o senador Carlos Viana. Juntamente com Alexandre Silveira, o senador Viana esteve por diversas vezes com o ministro da Justiça, Anderson Torres, e com o diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, para explicar o quanto era importante para o Vale do Aço a instalação de uma nova unidade da PF na região. O delegado Alexandre Teixeira dos Santos, hoje lotado na Polícia Federal de Governador Valadares, deverá integrar a equipe da nova delegacia. “É uma delegacia que já nasce grande”, assinala o delegado, que já nesta semana deverá estar em Ipatinga para identificar imóveis onde possa ser instalada a nova delegacia. A expectativa de Alexandre Silveira é que a nova delegacia da Polícia Federal de Ipatinga comece a funcionar ainda neste semestre.

Fonte: Diário do Aço

Foto: Divulgação / Diário do Aço