PF deflagra Operação Safari Virtual para reprimir a caça de animais silvestres em unidades de conservação federal no Vale Do Paraíba


A Polícia Federal cumpriu nesta manhã (30/7), na cidade de Guaratinguetá/SP, um mandado de busca e apreensão, no bojo da operação “SAFARI VIRTUAL”, com a finalidade de reprimir a prática de caça de animais silvestres em unidades de conservação federal situadas no Vale do Paraíba.

Durante as investigações, foram verificados indícios de que o principal investigado seria administrador de grupos em redes sociais denominados “caçadores de paca”, divulgando o turismo para fins ilícitos na região dos Parques Nacionais das Serras da Mantiqueira e da Bocaina.

A caça proibida ocorre com uso de cães, que sofrem intenso sofrimento, com ferimentos e mutilações. Sete policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão, expedido pela 1ª Vara Criminal da Subseção Judiciária de Guaratinguetá/SP, em três imóveis contíguos que compõem uma propriedade rural.

Se confirmadas as suspeitas, o investigado poderá responder por caça ilegal de espécimes da fauna silvestre, com pena aumentada pela prática em unidades de conservação (Artigo 29, §4º, V da Lei 9.605/98), maus tratos a animais na modalidade qualificada contra cães (Artigo 32, §1ºA, com redação dada pela Lei 14.064/2020) e posse irregular de arma de fogo de uso permitido (Artigo 12 da Lei 10.826/2003).

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Cruzeiro/SP

Foto: PF


Compartilhar