Policial aposentado e pensionista, já fez sua prova de vida anual?


Atenção aposentados e pensionistas! Não esqueçam de fazer o recadastramento anual. Várias superintendências regionais alertam que muitos servidores ainda não fizeram a prova de vida, que voltou a ser exigida desde 1º de julho do ano passado. Servidores civis do Executivo Federal aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis que ainda não fizeram a comprovação dos anos de 2020 ou 2021, no período de janeiro a junho deste ano, têm até 30 de setembro para atualizar a situação.

Vale lembrar que essa comprovação precisa ser feita todos os anos, no mês de aniversário do beneficiário ou seus dependentes, sob pena de suspensão dos proventos. Porém, a não realização do cadastramento não implica cancelamento imediato do benefício. Antes disso, há outras duas etapas: bloqueio e suspensão do pagamento.

Durante o mês de setembro, quem teve o benefício bloqueado em junho entra agora na etapa de suspensão. Se, ainda assim, não atualizar os dados nessa segunda etapa, o benefício será cancelado.

É possível fazer a comprovação sem nem sair de casa, com um celular smartphone. Quem já tem a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), pode acessar o aplicativo SouGov.br para consultar a situação da comprovação de vida e obter as orientações para realizá-la por meio de aplicativo.

Algumas instituições bancárias oferecem alternativas como prova de vida pelo caixa eletrônico ou por aplicativo. O beneficiário deve confirmar as opções disponíveis e o horário de funcionamento junto ao banco.

Quem tem a biometria cadastrada deve receber uma mensagem de texto ou e-mail fazendo a convocação. Atenção: o SMS será enviado pelo número 280-41. A partir daí, basta baixar o aplicativo meu gov.br (https://www.gov.br/pt-br/apps/meu-gov.br). Outro aplicativo, o Meu INSS (https://meu.inss.gov.br) deve ser acessado para acompanhar o resultado da prova de vida depois de concluído o procedimento.

Fonte: Fepanef

Foto: FDR


Compartilhar