História

Com a chegada da Constituição Federal em 1988, ficou garantido ao servidor público civil o direito à associação sindical. Diante disto, em 13 de novembro de 1989 os Policiais Federais baianos ganharam um instrumento de luta pelos direitos, o Sindicato dos Policiais Federais no Estado da Bahia (SINDIPOL/BA). O objetivo é realizar as transformações que a sociedade necessita em termos de segurança pública.

Hoje, há um aumento considerável da demanda judiciária envolvendo o servidor em todas as áreas, diante disto, O SINDIPOL/BA se torna uma parceira cada vez mais importante na estrada profissional dos seus sindicalizados.

Buscamos ainda, aprimorar a comunicação externa e interna, incentivando a participação e acompanhando as condições de trabalho para propor soluções que preservem a dignidade profissional da classe.

Atualmente, o sindicato conta com mais de 400 sindicalizados. Podem se filiar ao SINDIPOL/BA todos os policiais federais e servidores administrativos lotados, em atividade ou não, no âmbito da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Estado da Bahia.