Mobilização dos sindicatos da Fenapef em todo o país reúne esforços para socorrer a população do Rio Grande do Sul

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) mantém apoio ao Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul (Sinpef/RS) em solidariedade à população do estado. A campanha de arrecadação de recurso financeiro e de doações de alimentos não perecíveis, kits de higiene e de limpeza, agasalhos e roupas íntimas, roupas de cama, colchões, travesseiros e cobertores, móveis e eletrodomésticos permanece, mobilizando policiais federais e a sociedade em geral para oferecer a ajuda emergencial. De acordo com o presidente da Fenapef, Marcus Firme dos Reis, este é um momento de mobilização humanitária, para atender de forma emergencial a população desamparada, famílias inteiras, atingidas pelas enchentes. “Aos que tiveram suas casas alagadas, perderam seus bens e estão desabrigados, a Fenapef reforça apoio à campanha de solidariedade do Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul (Sinpef/RS),” destaca.

Para isso, recursos financeiros podem ser doados pelo pix do sindicato: (celular) 51985160953. A sede do Sinpef/RS, que fica na Av. Ipiranga, 1555, sala 701, Bairro Praia de Belas – Porto Alegre/RS, não está mais recebendo doações porque foi tomada pelas águas das enchentes.

Após duas semanas do início das enchentes que atingiram 85% do território no estado do Rio Grande do Sul, último boletim divulgado pela Defesa Civil neste domingo (12) registra 145 mortes, 806 feridos, 132 pessoas desaparecidas e mais de 618 mil pessoas fora de suas casas. Mais de um milhão e setecentos mil moradores foram afetados pela tragédia. Dos 497 municípios do estado, 431 cidades foram afetadas.

Solidário aos vizinhos do Rio Grande do Sul, que enfrentam uma das piores tragédias climáticas de sua história, o Sindicato dos Policiais Federais de Santa Catarina (Sinpofe/SC) prontamente doou mantimentos e itens de higiene, dezenas de unidades de leite em pó e toalhas de banho para o estado.

Nesta mesma semana, o Sinpofe/SC adquiriu pastilhas (Clorin) suficientes para purificar mais de 50 mil litros de água para consumo humano, que deverão seguir para o RS na próxima semana. Além disso, o sindicato se uniu à Polícia Federal e outras entidades representativas da PF em Santa Catarina para arrecadar mais doações junto aos seus filiados. “Seguiremos atentos e sensíveis à situação do Rio Grande do Sul e dispostos a ajudar o estado a se reerguer. Juntos somos mais fortes”, destaca o presidente do Sinpofe/SC, Carlos Eduardo Tavares.

No Rio Grande do Sul, o Sinpef/RS segue realizando um trabalho ostensivo em apoio aos policiais federais e à população. De acordo com o sindicato, nesta sexta-feira (10) uma grande rede de solidariedade está sendo desenvolvida e estruturada junto aos policiais federais e suas entidades representativas em todo país. O diretor financeiro da Fenapef, Júlio César Nunes dos Santos, ressaltou que esta é a tragédia com maior impacto na história do estado, e que a união e a solidariedade do povo gaúcho e dos brasileiros é decisiva para a população. “A Polícia Federal tem trabalhado muito nestes últimos dias, todos envolvidos para atenuar o sofrimento do povo gaúcho. Estamos trabalhando nas questões humanitárias e de segurança. Contamos com a ajuda de todos”, pontuou.

No site https://sosenchentes.rs.gov.br/o-que-e-onde-doar é possível localizar pontos de coleta em todo o estado. Empresas, grupos de serviço e organizações (inclusive de fora do estado) que desejam enviar doações devem contatar a Defesa Civil do RS no telefone (51) 3120-4255 para tratar sobre a logística da entrega do material. A rede de atendimento dos Correios nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul (apenas algumas cidades) e no DF também está recebendo doações. Mais informações: 0800 725 0100.

Toda arrecadação feita através do pix do SINPEF/RS (celular 51985160953 - Sinpef/RS) será destinada para ajuda às vítimas das enchentes, inclusive para iniciativas de apoio a servidores da Polícia Federal e seus colaboradores, além de apoio à ação dos policiais federais no resgate dos desabrigados. Veja onde doar sangue em todo o estado: saude.rs.gov.br/onde-doar-sangue.