XVIII Conapef termina com definição de diretrizes para a Fenapef e expressiva participação dos congressistas

O XVIII Congresso Nacional dos Policiais Federais chega ao fim com um resultado expressivo para a categoria. Após três dias de evento, os participantes conseguiram votar as diretrizes que nortearão a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) nos próximos três anos.

Outra grande conquista do XVIII Conapef foi o estabelecimento de uma pauta essencial aos interesses da categoria majoritária dos policiais federais que servirá de subsídio à elaboração da lei orgânica da Polícia Federal (PF), cujas discussões estão sendo retomadas, visto que ano que vem a Polícia Federal completará 80 anos e há uma expectativa de que haja um ambiente favorável para a aprovação de uma lei orgânica.

Participaram das votações 111 dos 119 congressistas inscritos. E pontos cruciais relacionados à reestruturação de carreira, vinculações salariais, definição de autoridade policial, entre outras coisas que servirão de base para a elaboração de lei orgânica, foram aprovados. As definições tomadas no XVIII Conapef ainda serão analisadas por uma comissão que posteriormente divulgará as propostas. Essas proposições também serão levadas ao conhecimento do diretor-geral da PF como contribuição às discussões sobre a lei orgânica da PF.

No encerramento das atividades, o presidente da Fenapef, Marcus Firme dos Reis, agradeceu aos presentes e destacou a postura corajosa dos organizadores do Conapef por tratarem de temas espinhosos, mas necessários à melhoria da carreira policial federal. “O comprometimento de vocês foi excepcional em relação a todo o trabalho realizado. Vocês puderam perceber que foi um Conapef muito democrático. Nós não fugimos de nenhum tema, isso é importante dizer. Nós (diretoria) não temos medo de nenhum tema e vocês também não podem ter medo ou considerar tabu nenhum tema. Isso tem que ser discutido entre nós que somos sindicalizados e temos direito a voz e voto”.

O presidente destacou ainda a ampla participação de todos os votantes. “O resultado foi excelente. Uma votação muito expressiva. Lógico que tivemos erros, mas isso será analisado pela equipe e por toda a diretoria para que possamos corrigir e fazer do próximo Conapef um evento ainda melhor”.

O XVIII Conapef foi realizado de 4 a 6 de outubro, na sede da Polícia Federal, em Brasília (DF).